A grande sacada do livro é ajudar o executivo em início de carreira a tomar decisões profissionais mais acertadas
Desde meu primeiro chefe (numa época que eu trabalhava com TI e tinha cabelo), sempre me questionava como ele tinha chegado aquela função. Essa dúvida se transformou numa empolgante investigação, que começou com a leitura dos livros existentes sobre o assunto. Tirando os livros de auto-ajuda, o que temos são relatos de headhunters sobre determinados executivos (o que já é melhor do que nada). Assim, restava apelar para uma conversa franca, para entender quais foram os principais drivers que fizeram um executivo se tornar CFO ou CEO e confesso que foi nesse momento que começou um grande aprendizado.
A experiência obtida no IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, foi essencial. Permitiu, desde muito cedo, meu contato com o "C-Level". Num café com outros executivos, surgiu a vontade de motivar os universitários de último ano a optarem por uma carreira em finanças. Na nossa visão, estava realmente dificil contratar excelentes profissionais para nossa área (finanças), e acreditávamos que havia um certo desconhecimento das funções dos executivos de finanças, e até preconceito contra nossa área. Assim, perdíamos os melhores talentos para áreas mais "sexy", como marketing e comunicação. Montamos um modelo de palestra, onde os jovens (nós, na época), discutiríamos carreira com os executivos mais experientes. Contaríamos, preferencialmente, com um CEO (com experiência anterior em finanças), um ou mais CFOs, e um profissional do mercado financeiro.
Os debates eram muito animados. Os jovens tinham grande interesse, e perguntavam desde coisas mais específicas (o que faz um controller, um auditor?) a assunto mais particulares (como lidar com o casamento e a carreira). Tenho todos os eventos gravados, e alguns deram ótimas matérias na mídia especializada (também conhecida como revista do IBEF). Apesar do frio na barriga de dialogar cara a cara com presidentes e cfos de empresas, o resultado foi, para mim, um amadurecimento profissional "express" .
Depois que fechamos o ciclo das grandes universidades em São Paulo, avaliamos que tínhamos material suficiente para construir um livro. O LIVRO DE CARREIRA FOI O RESULTADO DESTE INTENSO TRABALHO! E eu sigo pensando como minhas escolhas seriam afetadas, se eu tivesse a oportunidade de ler este livro quando era mais jovem...
Selecionei nos links abaixo alguns momentos desta história:
2010 - no hyatt, um pouco mais formal carreiranovembro.pdf
2009 - num bate papo no bar des arts http://www.ibef.com.br/ibefnews/pdfs/138/carreira.pdf
2008 - palestra magna na feira de recrutamento da USP e Mackenzie : aberturafeirarecrutamentoecarreiraFEAUSP.pdf